-
Arquitetos: Jayme Bernardo Arquitetura
- Área: 560 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Tuca Reinés
-
Fabricantes: Artigiano, Deca, Indusparquet, Montenapoleone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Algumas casas parecem se estabelecer no limite entre o dentro e o fora. Por vezes, são os interiores que se projetam sobre o espaço externo, por meio de panos de vidro ou portas deslizantes. Em outras, é o meio exterior que adentra os domínios da casa na forma de jardins, canteiros e, nos dias de hoje, paredes verdes. O projeto funciona assim como um diafragma, pronto a determinar o ponto de simbiose ideal entre o ambiente doméstico e a natureza.
A planta desta casa térrea evidencia tal preocupação. Distribuída com formato de ‘C’, acompanhando a topografia de curvas suaves de seu terreno, com vistas para a Serra do Mar. Até por isso trata-se de uma residência de moldes contemporâneos, guarnecida por grandes painéis de vidro, na qual o volume da piscina e da própria casa parecem conversar com a paisagem do entorno de forma natural e delicada, sem maiores rupturas.
Nascida de muitas conversas com seus proprietários - um jovem empresário, admirador da natureza e que adora receber - a decoração segue o ritmo da arquitetura, perseguindo a atemporalidade das soluções, privilegiando a facilidade de circulação e a neutralidade nos acabamentos. Das texturas às tonalidades, tudo foi pensado de modo a se obter espaços leves e arejados, em total sintonia com a personalidade de seu morador.